24 mar. 2025

Un nuevo Rainha da Sucata en el Circuito Liberdade

La Orquesta Juvenil y el Coro de Niños del Tribunal de Justicia de Minas Gerais inauguraron sede en el edificio, con un concierto público

O histórico e marcante, às vezes polêmico, Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, entrou em nova fase no Circuito Liberdade. No fim de tarde da última sexta-feira, 21/03, a Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais inauguraram, com concerto, sua nova sede. O viço de mãos e vozes de jovens cantores e instrumentistas, o encanto de músicas eruditas, populares que não envelhecem; a presença de autoridades do TJMG e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), gestora do Circuito, mostraram a vitalidade e o dinamismo artístico que marcam a reativação do edifício.

Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da FCS, a inauguração desta etapa é uma novidade que reforça os objetivos do complexo. “Termos o TJMG gerindo o Rainha da Sucata, com mais uma orquestra e mais um coral integrados ao Circuito Liberdade, tem significados múltiplos: reativar um patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte, promover cultura e adensar as ações da rede de equipamentos. Nos orgulhamos muito dessa parceria e estamos ansiosos para as novas atrações”, celebra.

Retomar (e completar) as origens

O Circuito Liberdade nasceu em 2010, como Circuito Cultural Praça da Liberdade, reunindo os prédios públicos que cercam a praça, dando-lhes finalidade cultural. Passados 15 anos, o Circuito cresceu e abrange, hoje, 35 espaços, no perímetro da avenida do Contorno: instituições culturais, universidades, fundações de patrimônio e órgãos da economia criativa. O Rainha da Sucata figura entre os prédios desse nascimento. “Agora, com a chegada do projeto de formação do TJMG, todo o arcabouço de equipamentos na Praça da Liberdade volta à completude, em funcionamento pujante, com energia e vigor cultural para Belo Horizonte”, afirma Kátia Carneiro, diretora de Relações Institucionais da FCS.

Depois de idas e vindas, ativações e desativações, o Rainha da Sucata está de volta, reformado, atualizado, recebendo um projeto de relevância artística e social. A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acolhem jovens e adolescentes de baixa renda, que passam a integrar corpos artísticos qualificados, através da iniciativa de inclusão cultural. O Circuito Liberdade está mais vivo, ativo, solidário e comprometido com a cultura. TJMG, seja muito bem-vindo!

Este sitio utiliza cookies para proporcionar la funcionalidad necesaria, mejorar tu experiencia y analizar nuestro tráfico. Al utilizar nuestro sitio, aceptas nuestra Política de Privacidad y el uso de cookies.