Mar 24 2025

A new Rainha da Sucata on the Circuito Liberdade

The Youth Orchestra and the Children's Choir of the Court of Justice of Minas Gerais opened their headquarters in the building, with a public concert

O histórico e marcante, às vezes polêmico, Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, entrou em nova fase no Circuito Liberdade. No fim de tarde da última sexta-feira, 21/03, a Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais inauguraram, com concerto, sua nova sede. O viço de mãos e vozes de jovens cantores e instrumentistas, o encanto de músicas eruditas, populares que não envelhecem; a presença de autoridades do TJMG e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), gestora do Circuito, mostraram a vitalidade e o dinamismo artístico que marcam a reativação do edifício.

Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da FCS, a inauguração desta etapa é uma novidade que reforça os objetivos do complexo. “Termos o TJMG gerindo o Rainha da Sucata, com mais uma orquestra e mais um coral integrados ao Circuito Liberdade, tem significados múltiplos: reativar um patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte, promover cultura e adensar as ações da rede de equipamentos. Nos orgulhamos muito dessa parceria e estamos ansiosos para as novas atrações”, celebra.

Retomar (e completar) as origens

O Circuito Liberdade nasceu em 2010, como Circuito Cultural Praça da Liberdade, reunindo os prédios públicos que cercam a praça, dando-lhes finalidade cultural. Passados 15 anos, o Circuito cresceu e abrange, hoje, 35 espaços, no perímetro da avenida do Contorno: instituições culturais, universidades, fundações de patrimônio e órgãos da economia criativa. O Rainha da Sucata figura entre os prédios desse nascimento. “Agora, com a chegada do projeto de formação do TJMG, todo o arcabouço de equipamentos na Praça da Liberdade volta à completude, em funcionamento pujante, com energia e vigor cultural para Belo Horizonte”, afirma Kátia Carneiro, diretora de Relações Institucionais da FCS.

Depois de idas e vindas, ativações e desativações, o Rainha da Sucata está de volta, reformado, atualizado, recebendo um projeto de relevância artística e social. A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acolhem jovens e adolescentes de baixa renda, que passam a integrar corpos artísticos qualificados, através da iniciativa de inclusão cultural. O Circuito Liberdade está mais vivo, ativo, solidário e comprometido com a cultura. TJMG, seja muito bem-vindo!

This website uses cookies to ensure it's necessary functionalities, improve your experience and analyze our traffic. By navigating through our website, you give us your consent to our Privacy Policy and to our usage of cookies.