Minas Gerais Government inaugurates the lighting of the Circuito Liberdade, an initiative that is part of Minas Gerais Christmas
The initiative connects the capital to 450 municipalities, consolidating Minas Gerais as one of the biggest year-end destinations in the country

Ação conecta a capital a 450 municípios, consolidando Minas Gerais como um dos maiores destinos de fim de ano do país
Nesta sexta-feira (29), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio e parceria da Cemig, inaugura a iluminação da Praça da Liberdade e entorno, a partir das 19h, no Palácio da Liberdade. A iniciativa faz parte do Natal da Mineiridade e estabelece um momento de união da capital a 450 municípios mineiros que vão integrar o Natal da Mineiridade, posicionando Minas Gerais como o mais completo destino de Natal do país com cerca de 800 eventos.
A iluminação funcionará do dia 29/11 a 06/01/25, período de duração do Natal da Mineiridade, que se encerrará com o tradicional encontro de Folias de Reis na Praça da Liberdade. Além da iluminação especial que celebra a mineiridade e o espírito natalino, o evento marca a inauguração do Palácio do Natal para as crianças e da Vila da Mineiridade com expositores de pratos mineiros e artesanato.
O Papai Noel receberá os visitantes a partir do sábado (30), quando o Palácio do Natal será aberto ao público. No local, haverá uma mostra com mais de 5 mil figuras de Papai Noel da colecionadora Maria Elvira.
O acendimento das luzes contará com a apresentação do Coral Black to Black com vozes de 200 crianças. Um cortejo com o Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel, em carro aberto, na Alameda Travessia completam a programação do dia.
O Natal da Mineiridade também é realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Interior
Simultaneamente, a partir desta sexta-feira, outras cidades mineiras, como Paracatu, Divinópolis, Três Marias, Lavras e Guaxupé inauguram suas iluminações de Natal, oferecendo uma programação diversa que continuará ao longo de todo o mês de dezembro e início de janeiro de 2025. Projeções mapeadas, espetáculos de dança, apresentações musicais e presépios vão movimentar os municípios que se preparam para celebrar este momento com a população local e visitantes.
Em 2023, o Natal da Mineiridade foi responsável por gerar uma circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano é esperado um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira em 80%.
Iluminação e decoração da Praça da Liberdade
A iluminação cênica da Praça da Liberdade é assinada pela Nossa Senhora das Produções em parceria com a Festa da Luz. Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio do Natal, onde uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, homenageiam o Vale do Jequitinhonha. A disposição dos elementos é inspirada na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. O presépio traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, celebrando a identidade local junto com a universalidade do espírito natalino.
Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça da Liberdade receberão decoração que refletirá a diversidade cultural e as tradições natalinas de diferentes cidades, criando uma mostra vibrante e rica em detalhes que homenageiam a pluralidade do estado. Haverá também luminárias de Marilda Castanha e um Papai Noel inflável de oito metros. Criado pelo artista JJBZ, a escultura inflável segura um grande pedaço de queijo, o que faz uma homenagem à mineiridade e celebra a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Serviço:
Visitação Natal da Mineiridade - Praça da Liberdade
Palácio do Natal: de 30 de novembro a 23 de dezembro
Segunda a sexta, de 16h às 22h
Sábados e domingos, de 14h às 22h
Papai Noel: de 30 de novembro a 23 de dezembro
Segunda a sexta, de 19h às 22h
Sábados e domingos, de 14h às 22h
Praça da Liberdade:
Aberta até 6 de janeiro de 2025, com atividades gratuitas e acessíveis.
Acendimento das luzes às 19h e desligamento à meia noite