Sobre o circuito
O Circuito Liberdade nasceu em 2010 por meio de uma ação inédita e inovadora do Governo do Estado de Minas Gerais. Em parceria com a iniciativa privada, os prédios históricos situados em torno da Praça da Liberdade, antes ocupados pela administração pública, passaram a ser espaços voltados para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio.
De lá para cá, o Circuito transbordou a Praça da Liberdade e ampliou seu raio de atuação integrando novos centros culturais e também empreendimentos turísticos, educativos e criativos localizados no perímetro da Av. do Contorno, que corresponde ao projeto original da criação de Belo Horizonte.
-
Nasce o Circuito Liberdade. Com a transferência oficial da sede do governo do estado para a Cidade Administrativa, os prédios históricos antes ocupados pelas secretarias se transformaram no Circuito Cultural Praça da Liberdade em uma iniciativa inédita de parceria público privada.
Ano de 2010
-
Início da expansão. Integrando novos espaços próximos à Praça da Liberdade, o Circuito amplia seu perímetro de atuação, absorvendo os eixos da Avenida João Pinheiro e Rua da Bahia e passa a se chamar Circuito Liberdade.
Ano de 2015
-
Muito além da Praça. O Circuito Liberdade assume sua posição como um importante atrativo turístico da capital e abraça o território que corresponde ao projeto original da criação de Belo Horizonte, em 1895, marcado pelo cinturão da Avenida do Contorno.
Ano de 2020
-
15 anos de Circuito Liberdade. Consolidado como o maior complexo cultural da América Latina, o Circuito Liberdade se posiciona como uma Rede Colaborativa de Espaços Integrados de Cultura, Turismo, Conhecimento e Criatividade.
Ano de 2025
Gestão
Sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, o Circuito Liberdade ganhou mais dinamismo e articulação para se posicionar como o maior ecossistema de cultura, turismo, educação e criatividade da América Latina, dedicado à promoção, democratização e acesso à arte e ao patrimônio.
A Fundação Clóvis Salgado é uma autarquia ligada à Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais que fomenta, produz e difunde as artes e a cultura no estado, por meio de parcerias, programas de ensino e pesquisa nas diferentes áreas artístico-culturais voltadas à população. Clique aqui e saiba mais sobre a Fundação.
Atuando como um braço da política pública de cultura e turismo do Governo do Estado de Minas Gerais, o Circuito Liberdade é também uma experiência bem-sucedida de parceria público-privada.
As ações em conjunto possibilitam a preservação do patrimônio, o acesso à cultura e promovem a conexão da cidade com o turismo e a economia criativa.
O Circuito Liberdade conecta a capital ao interior e abraça em seu conjunto de espaços as diferentes manifestações artísticas dando visibilidade a todo o estado.