19 dez 2024

Uma cidade jardim

Conheça os parques e praças de Belo Horizonte

foto do coreto da praça da liberdade, com lago a frente e algumas pessoas andando

Belo Horizonte já foi chamada de Cidade Jardim na época de sua fundação, por sua vasta área verde. Apesar do crescimento e desenvolvimento urbano, nossa querida BH ainda mantém regiões cercadas de natureza, verdadeiros oásis em meio às edificações. Muitas destas estão no Circuito Liberdade. Confira as dicas e aproveite para apreciar e descansar os olhos e ouvidos.

Praça da Liberdade

Construída entre 1895 a 1897 para ser o centro do poder executivo do estado, abrigando o Palácio do Governo e suas secretarias, a Praça da Liberdade é um dos espaços públicos mais emblemáticos de Belo Horizonte e cartão-postal da cidade. Em 1920 passa por sua primeira reforma e se inspira nos jardins de Versailles, por ocasião da visita dos reis da Bélgica à Belo Horizonte, estilo que permanece até os dias de hoje. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, é o local favorito dos mineiros e dos turistas que passam pela região.

Jardins do Palácio da Liberdade – Praça da Liberdade, s/n

Inaugurada em 1898, a antiga sede e símbolo do Governo do Estado, palco de importantes acontecimentos políticos nacionais, o Palácio da Liberdade abre suas portas para a visitação pública e apresenta um espaço riquíssimo em história e cultura.  De influência inglesa, os jardins projetados originalmente por Paul Villon são destaque, apresentando uma diversidade de espécies da flora, com árvores, plantas e um belo orquidário.  Clique aqui para visitação. 

Parque Municipal - Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro

Inaugurado em 1897, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte, tendo sido inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira. Com área de 182 mil metros quadrados, possui uma flora bastante diversificada e é uma das áreas de preservação mais visitadas da cidade devido a sua localização, beleza natural, monumentos históricos, equipamentos esportivos e opções de lazer. 

Praça Raul Soares 

Inspirada nas praças, parques e jardins europeus, recebeu esse nome em homenagem ao ex-governador de Minas Gerais, Raul Soares de Moura. Por estar situada na confluência de quatro importantes avenidas, Olegário Maciel, Augusto de Lima, Amazonas e Bias Fortes, é uma praça de formato circular, reforçando uma outra referência da sua construção, o estilo art déco.  Em 1988 foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.