Uma paixão chamada cozinha mineira (Baixa Gastronomia)
Veja dicas de onde experimentar uma das melhores culinárias do país

Tão famosa quanto a hospitalidade mineira é a sua cozinha. Os aromas, sabores e temperos da culinária do estado são inesquecíveis e quando experimentados tornam-se instantaneamente uma paixão. Listamos aqui 5 restaurantes que oferecem a mais pura tradição da nossa cozinha e que você não pode deixar experimentar.
Café Palhares – Rua dos Tupinambás, 638
Fundado em 1938, o Café Palhares recebe diariamente centenas de pessoas entre moradores e turistas. Seu prato mais famoso é o KAOL, criado na década de 50, um combinado de arroz, ovo e linguiça, acompanhado de farofa, couve e torresmo. O “k” é uma brincadeira com a palavra cachaça, costume da época de tomar uma dose da bebida para abrir o apetite.
Cantina do Lucas - Avenida Augusto de Lima, 233
Localizado no icônico Edifício Maletta, o primor na culinária e a excelência no atendimento fizeram do restaurante não só referência da gastronomia mineira há mais de cinco décadas, mas também um Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, tombado em 09 de dezembro de 1997.
Casa Cheia
Com duas unidades na cidade, uma no Mercado Central e a outra na Savassi, o restaurante, que funciona desde 1978, é tradição entre os moradores e já virou ponto turístico obrigatório para quem vem de fora visitar a cidade.
Unidade Mercado Central - Av. Augusto de Lima, 744 - Centro.
Unidade Savassi - Rua Cláudio Manoel, 784 - Savassi
Casa dos Contos - Rua Rio Grande do Norte, 1065
Com mais de 45 anos de vida e eleito por 8 anos consecutivos pela Revista Encontro Gastrô como o Melhor Restaurante Tradicional de Belo Horizonte, o Casa dos Contos é reduto de intelectuais, artistas e formadores de opinião.