Feb 27 2025

A decade of Sala Minas Gerais, a decade of high performance

Hoje é dia de festa no Circuito Liberdade. No amplo território, que compreende até o Barro Preto – e abrange o que há de melhor na cultura de Belo Horizonte – um espaço de sofisticação musical, excelência e projeção cultural internacional faz 10 anos. Há uma década temos, a nosso alcance, uma das maiores estruturas da América Latina, em matéria de música de concerto. É a Sala Minas Gerais, capaz de projetar naturalmente o som à sua última potência, levando, a privilegiados, peças compostas em todos os tempos, com acuro e limpidez. Mais uma joia rara deste enorme complexo cultural, turístico, educativo e criativo: o Circuito Liberdade

A Sala Minas Gerais foi um projeto do Governo do Estado para sediar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, fundada em 2008, já acalentando o sonho de um espaço próprio, que veio em 2015. Construída com tecnologia de ponta, seu estilo arquitetônico, o “vinhedo”, é adotado nas mais modernas salas do mundo. Nele, a plateia circunda o palco e recebe o som com o melhor efeito acústico possível. E adaptável: a cada concerto é possível modificar as características sonoras, para alcançar a expressão máxima das peças.

Toda ouvidos

Além do perfeito ângulo de vista, a plateia recebe o som projetado ao mesmo tempo e com a mesma qualidade. É uma caixinha de música, em que a bailarina é a orquestra, entregando arte pura para quem se entrega ao ofício de músicos e maestros, em performances de nível internacional. Com 1447 lugares, o espaço recebe, por ano, mais de 100 mil pessoas. 

Além da música, o local pode abrigar outros eventos. No site da Filarmônica, o regulamento de uso, com preços e condições para locação. A manutenção da sala é feita por meio de parceria público-privada. O Instituto Cultural Filarmônica recebe do Governo de Estado parte da verba destinada ao espaço e à orquestra, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e outra parte de patrocinadores privados

O projeto da Sala Minas Gerais foi assinado pelos arquitetos Jô Vasconcellos, Rafael Yanni e também pelo arquiteto acústico José Augusto Nepomuceno, detentor de vasta experiência na modelagem de espaços sonoros, entre eles a Sala São Paulo. Integrante do Circuito Liberdade, nos orgulhamos e saudamos essa primeira década de vida, rica, diversa e de excelência cultural para Minas e para o mundo. Que venham outras dezenas de vida!

This website uses cookies to ensure it's necessary functionalities, improve your experience and analyze our traffic. By navigating through our website, you give us your consent to our Privacy Policy and to our usage of cookies.