Jun 27 2025

“Arraiá da Liberdade”, nos jardins do Palácio da Liberdade oferece gastronomia típica, diversão e arte

Com entrada gratuita, o evento reúne shows de forró, quadrilhas, barraquinhas típicas e cenografia em chita no Palácio da Liberdade, nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2025

Os jardins do Palácio da Liberdade recebem, desta sexta (27/6) a domingo (29/6), diversas atrações no saboroso festejo “Arraiá da Liberdade”. A celebração no mais antigo entre os prédios culturais da Praça da Liberdade tem entrada gratuita e oferece oficinas criativas, exposições, shows de forró, quadrilhas, exibição de documentários, além das barraquinhas típicas e das tradicionais comidas juninas.

O público assiste aos shows do Grupo Tutu com Tacacá, do Pisa na Fulô, da cantora Izabella Brant e a quadrilhas profissionais de diversas regiões. Intervenções visuais do projeto Gato do Entardecer também estão na programação. O evento integra o Minas Junina, faz parte do calendário do Ano Mineiro das Artes (AMA 2025) e conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Nossa Senhora das Produções.

A exposição “A História da Chita!” resgata, em curadoria comunitária, a origem mineira do tecido símbolo das festas populares. Fotos, tecidos históricos e o mini doc inédito “De Minas à Paris!” compõem a mostra, que homenageia Clara Nunes, ex-funcionária da fábrica de tecelagens de Caetanópolis, cuja história é destaque da atração. O projeto Gato do Entardecer inclui projeção mapeada no Palácio da Liberdade, instalação com painéis reciclados, oficina de arte com chita, roda de conversa, ações educativas e apresentação do bloco Gato Escaldado.

O documentário de média-metragem Caminho da Roça, gravado em 2024 e 2025 pela Sete Meio Filmes, será exibido diariamente durante o evento. A abertura da festa, nesta sexta, é do grupo “Tutu com Tacacá”, com o espetáculo “Carimbó paraense com jeitinho mineiro”, misturando os tambores do Norte com a musicalidade mineira. Apresentam-se também as quadrilhas Milho Verde e Sangê de Minas. No sábado, o palco é do Pisa na Fulô, tradicional bloco de forró de BH, que celebra os ritmos do xote, baião, arrasta-pé e forró pé de serra. As quadrilhas serão Junina Tradição Mineira e Junina Floresce. No domingo, a festa será comandada por Izabella Brant, em carreira solo, trazendo brasilidades e forró em nova roupagem. Para encerrar, apresentam-se as quadrilhas São Mateus, Pipoca Doce e o tradicional quadrilhão da Sangê de Minas.

This website uses cookies to ensure it's necessary functionalities, improve your experience and analyze our traffic. By navigating through our website, you give us your consent to our Privacy Policy and to our usage of cookies.